Ricardo Martins
Ricardo Martins é gaúcho, nascido em Dom Pedrito, em 1971. Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora, iniciou sua carreira nos palcos em 1993, quando ainda residia na cidade mineira.
Tendo o teatro de rua como base da sua formação, participou em múltiplas funções de trabalhos com perfis diversos no teatro e cinema. Por cinco anos atuou no Grupo DeClamar, que tinha como objetivo resgatar os antigos saraus de poesia e contação de histórias. Como ator, nesta primeira fase, destacam-se o solo Anne Frank e os espetáculos O Leão no Inverno e Pela Noite.
Em 2004, mudou-se para o Rio de Janeiro e ingressou na Armazém Companhia de Teatro. Seu primeiro trabalho na companhia foi A Caminho de Casa e, de lá pra cá, atuou na grande maioria dos espetáculos do grupo: Toda Nudez Será Castigada, Alice Através do Espelho, Mãe Coragem e Seus Filhos, Pessoas Invisíveis, Inveja dos Anjos,
Antes da Coisa Toda Começar, O Dia em Que Sam Morreu, etc.
É também figurinista, cenógrafo, diretor e dramaturgo, funções que desempenha
em paralelo ao seu trabalho de ator na Armazém.
Atualmente está em cartaz em Hamlet, interpretando o Rei Claudius, e em Angels in America, interpretando Joe Pitt. Em 2020, Ricardo atua em Parece Loucura Mas Há Método, experimento cênico apresentado pela companhia na internet, interpretando Macbeth.